Pages

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Saúde: Evite dores e tensões. Confira exercícios de alongamento


   O cotidiano agitado dos escritórios trouxe novos inimigos para a saúde de quem trabalha com computadores. As dores e tensões ocasionados por maus hábitos dentro e fora do escritório podem resultar em patologias crônicas, como tendinite e bursite. “Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia constatou que aproximadamente 83% da população brasileira é sedentária. A falta de exercícios físicos agrava as conseqüências de uma rotina de trabalho estático, em funções que exigem movimentos repetitivos, como a digitação”, ressalta a fisioterapeuta Claudia Wanderck, diretora da Clínica Long Life de Fisioterapia.
   “Fazer atividades físicas, como a ginástica laboral, faz toda a diferença, pois trabalha os músculos e as articulações. Durante o expediente é indispensável a realização de exercícios de alongamento. Desta forma, pode se garantir uma melhora na postura, na elasticidade e no desgaste das articulações”, complementa.
   A fisioterapeuta explica que atitudes como estralar diferentes articulações pode trazer um alívio momentâneo, mas que a realização deste tipo de movimentos bruscos pode ocasionar sérias lesões. A forma correta de recuperar as energias e evitar a fadiga causada por trabalhos repetitivos é através do alongamento.
   “Quanto maior for a repetição de um movimento, maior deve ser o número de pausas para alongamentos. Nem sempre é necessário fazer grandes interrupções no horário de trabalho. Os exercícios de alongamento podem ser efetuados em micro pausas, durando entre 30 segundos e um minuto. A cada parada, podem ser escolhidos exercícios específicos, que atendam às regiões mais afetadas. As pausas devem ser feitas a cada meia hora e são imprescindíveis para a saúde do colaborador e aumento da produtividade”, destaca a diretora da Clínica Long Life.
   “Os exercícios de alongamento são indispensáveis para pessoas que já sofrem de patologias crônicas como as famosas tendinite e bursite, pois os medicamentos podem amenizar as dores, mas não trazem cura definitiva. Apenas as mudanças de comportamento relacionadas à postura, atividades físicas e pausas para alongamentos entre as atividades podem garantir a cura e uma vida mais saudável”, acrescenta.

ALONGAMENTOS DURANTE O EXPEDIENTE

Alongamentos para profissionais de TI!
  1. Nas duas primeiras fotos a fisioterapeuta mostra alongamentos para os punhos.
  2. A imagem seguinte mostra um exercício para a coluna lombar.
  3. Nas fotos quatro e cinco, Claudia mostra alongamentos para o pescoço.
  4. A penúltima imagem ensina como alongar a região glútea e do ciático.
  5. A última foto mostra um exercício de alongamento para a lateral da coluna.
  6. Todos devem ser repetidos em ambos os lados do corpo;

BENEFÍCIOS DA REALIZAÇÃO DE ALONGAMENTOS DURANTE O EXPEDIENTE

Nenhum comentário: