Pages

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)

O ProInfo é um programa educacional do MEC em parceria com os estados, Distrito Federal e municípios com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

Foi criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.

Composição dos laboratórios


ProInfo Rural:
Solução muititerminal – 5 terminais de acesso com 1 CPU, monitor LCD, impressora jato de tinta, wirelles.
Linux Educacional 3.0
Garantia de 3 anos
Mobiliário (mesas e cadeiras) – enviados pelo MEC
Infraestrutura – responsabilidade do estado/prefeitura

ProInfo Urbano:
Solução multiterminal com 8 CPU's e 17 terminais de acesso, 1 servidor multimídia, 1 impressora laser, 10 estabilizadores, 1 access Point.
Linux Educacional 3.0
Garantia de 3 anos
Necessita de Infraestrutura mais elaborada
Não vai mobiliário
Infraestrutura – responsabilidade do estado/prefeitura

Seguindo diretriz do governo federal, o MEC incentiva a utilização de softwares livres e produz conteúdos específicos, voltados para o uso didático-pedagógico, associados à distribuição Linux-Educacional, que acompanha os computadores do laboratório.

No momento da solicitação do suporte técnico e uma possível reconfiguração do computador, a empresa está autorizada a desinstalar quaisquer programas e arquivos existentes, entregando o computador com a configuração inicial. Por isso sugerimos que a escola realize backups e gravações periódicas do conteúdo armazenado nos microcomputadores.

A empresa fornecedora se compromete pelo edital a manter pelo menos um representante técnico autorizado em todas as capitais do país. Para acioná-las, é preciso informar ao núcleos de tecnologia educacionais (NTEs), que são os responsáveis pela abertura de chamado técnico junto à empresa fornecedora.

Seguem os contatos de atendimento das distribuições atuais:


PROINFO URBANO:
Positivo Informática – pregão 83/2008 – contrato 142/2008
0800 6446591 / 0800 6447500

PROINFO RURAL:
Itautec – pregão 69/2008 – contrato 98/2008 - Fone: 0800 70133404

Fonte: MEC


Nenhum comentário: